sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Roma Antiga

Roma

Segundo a lenda, a cidade de Roma foi fundada por volta de 753 a. C. por Rómulo, o primeiro de sete reis (os outros foram, numa Pompílio, Túlio Hostílio, Anco Márcio, Tarquínio Prisco, Sérvio Túlio e Tarquinío, o Soberno). Quando se tornou uma república, estendeu o seu domínio a toda a bacia do Mar Mediterrâneo e tornou-se a principal potência do seu tempo. Depois de um período de guerras civis, tomou o poder Caio Júlio César Octaviano, sobrinho de César, que transformou a república num império e se institulou Augusto. Alíngua oficial de Roma era o Latim, mas o Grego também era falado.



O Anfiteatro Flávio (Conhecido como "Coliseu")

Iniciada a sua construção por volta de 72 D. C., pelo Imperador Vespasiano, o Anfiteatro foi concluído e inaugurado no ano 80 D. C. nodomínio do Imperador Tito. Ao Anfiteatro foi dado o nome de  Flávio, em honra de Vespaniano e Tito que pertenciam à "Gens" ("Família" em Latim) Flávia.
Mais incerta é a origem do nome "Coliseu", como o anfiteatro é conhecido em todo o Mundo. Segundo alguns historiadores, o nome dever-se-ia ao facto de que, na Antiguidade, surgia na vizinhança uma grande estátua do Imperador Nero, chamada "Colossus Neronis", "O Colosso de Nero". Com mais de 50 metros de altura, com três ordens de arcadas, o Coliseu acolhia 50 000 espectadores. No interior realizavam-se os chamados "Espectáculos Circenses", que eram jogos mas também combates entres gladiadores e batalhas navais (para a ocasião enchia-se o anfiteatro de água).
Na parte superior colocavam-se estacas de madeira para sustentatar toldos de pano que eram esticados para proteger os espectadores do Sol. Na parte central, havia salas e corredores subterrâneos, onde se guardavam homens animais e maquinarias utilizadas durante os jogos.



Os Setércios

Na antiga Roma existiam diversos tipos de moedas: os ás, o setércio (que valia cerca de dois ás e meio) , o denário (que valia cerca de quatro setércios) e o áureo (que valia cerca de 25 denários). Nessas moedas cada imperador mandava cunhar a própria efígie e os feitos mais importantes que realizava.

O Tibre

É um rio de Itália Central. Nasce no Monte Fumaiolo, que se encontra no Apenino Tosco-Romagnolo e atravessa a Cidade de Roma, desaguando no Mar Tirreno. Tem um comprimento de cerca de 400 quilómetros. Na época da Roma Antiga era uma importante via usadapara o transporte de inúmeras mercadorias que subiam pelo mar directamente para Roma e dali seguiam caminho para o interior.



A Cloaca Máxima

Roma foi a mais antiga cidade a projectar uma rede de esgotos para descarregar os resíduos líquidos. Contruída no século VI antes de Cristo pelos últimos reis de Roma, foi escavada abaixo do nível do solo. No início era um canal a céu aberto por onde escorriam os resíduos líquidos e só depois foi muito aberta.

O Imperador Tito

O nome completo deste imperador era Tito Flávio Sabino Vespasiano, mas chamdo apenas Tito para distingui-lo do pai, que tinha o mesmo nome e passou a história como Vespasiano. Tito foi um imperador muito amado pelo povo. A sua política inspirou-se nos princípios da legalidade, da generosidade e da clemência: durante todo o seu reinado (79 d.C. - 81 d.C.) Tito tentou evitar a pena de morte, em vigor na época.

Os Pretorianos

A guarda pretoriana foi criada pelo Imperador Augusto (que reinou entre 27 a. C. até 14 d. C.) e definitivamente instituída pelo seu sucessor,Tibério (que reinou entre 14 d. C. até 37 d. C.). A principal tarefa dos pretorianos era proteger o imperador, mas também execiam tarefas administrativas ou missões secretas.

As Matronas

Na Roma Antiga as senhoras recebiam o nome de matronas. Por lei as mulheres dependiam economicamente do pai, do marido ou do parente masculino mais próximo. Não tinham direitos, mas eram muitas vezes respeitadas e ouvidas pela família.

A Biga

Era um pequeno carro de duas rodas, puxado por dois cavalos. O mesmo tipo de carros puxado por quatro cavalos, tinha o nome de quadriga. Para além do transporte normel, as bigas eram utilizadas em competições de corrida nos anfiteatros.



As Tabernas

Na Roma Antiga havia muitas tabernas, muitas vezes situadas nas zonas mais-afamadas da cidade, onde se podia provar pratos à base de polenta, espelta, cevada e hortaliças. Para além das tabernas existiam também as Thermopolia, sítios onde se podia comprar alimentos quentes para levar para casa, como os modernos Take-Away.

As Termas

Na Roma Antiga as termas eram edifícios públicos com instalações sanitárias e representavam um dos principais locais de encontro da população. Tinham inúmeras piscinas e tinas para tomar banho, com água quente, tépida ou fria, havia balneários, saunas, ginásios e, em algumas das mais ricas, também havia teatros e bibliotecas.

O Senado

Era a assembleia mais importante da Roma Antiga. O termo senado deriva da palavra latina "senex", que significa ""ancião": às pessoas anciãs era reconhecida a experiência necessária para tomar decisões importantes, portanto, pra se ser um senador, além das origens nobres, era necessário ter completado 43 anos.

A Inauguração do Coliseu

Foi um acontecimento memorável na história romana. Tito ordenou que fosse festejado com cem dias de espectáculos, que entretiam o público de manhã até à noite. Deste modo, o imperador não só queria abrilhantar o nome da família, como também conquistar o afecto do povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário